quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Como amamentar?

O bebê deve abocanhar toda a aréola, isto evita rachadura e o melhor esvaziamento dos seios.
A sucção adequada no seio materno também proporciona um bom desenvolvimento da face, bochechas, língua, lábios e, conseqüentemente das funções de sucção, respiração, deglutição e da fala.
Alternar os seios após o esvaziamento total da mama, para que o leite seja todo ingerido e que a mama produza em maior quantidade.
A troca de lado das mamas adequada, também possibilita a estimulação da "audição", ora à esquerda, ora à direita, expondo o bebê a determinados sons (fala, som ambiente), verificando-se o seu desenvolvimento auditivo.
Amamente sempre que o bebê tiver fome, livre demanda.
Use sutiã de algodão e de alças largas para que promova sustentação e use também durante a noite.
Faça massagem circular no seio para ajudar na saída do leite.

Posição: A posição deve ser a mais confortável, se possível sentada, com apoio nas costas e, se necessário, nos braços a fim de evitar tensões. O bebê deve estar com a cabeça mais elevada que o corpo, "barriga com barriga". Esta posição além de favorecer o vínculo, previne o aparecimento de dor de ouvido (otite), já que o leite pode ir para a orelinha quando o bebê está deitado.

Não deixe de conversar com seu filho durante amamentação, começando a reconhecer e valorizar as formas de linguagem que ele já começa a apresentar, como o choro, o sorriso, caretas, movimentos corporais.

Créditos: Hospital e Maternidade Neomater

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Alimentação saudável para crianças menores de 2 anos.




PASSO 1 - Dar somente leite materno até os 6 meses, sem oferecer água, chás ou quaisquer outros alimentos.
PASSO 2 - A partir dos 6 meses, oferecer, de forma lenta e gradual, outros alimentos, mantendo o leite materno até os 2 anos de idade ou mais.
PASSO 3 - A partir dos 6 meses, dar alimentos complementares (cereais, tubérculos, carnes, leguminosas, frutas e legumes) no mínimo três vezes ao dia.
PASSO 4 - A alimentação complementar deve ser oferecida de acordo com os horários de refeição da família, em intervalos regulares e de forma a respeitar o apetite da criança.
PASSO 5 - A alimentação complementar deve ser espessa desde o início e oferecida de colher; começar com consistência pastosa (papas/purês) e, gradativamente, aumentar a sua consistência até chegar à alimentação da família.
PASSO 6 - Oferecer à criança diferentes alimentos ao dia. Uma alimentação variada é uma alimentação colorida.
PASSO 7 - Estimular o consumo diário de frutas, verduras e legumes nas refeições.
PASSO 8 - Evitar açúcar, café, enlatados, frituras, refrigerantes, balas, salgadinhos e outras guloseimas nos primeiros anos de vida. Usar sal com moderação.
PASSO 9 - Cuidar da higiene no preparo e manuseio dos alimentos; garantir armazenamento e conservação adequados.
PASSO 10 - Estimular a criança doente a se alimentar, oferecendo sua alimentação habitual e seus alimentos preferidos, respeitando a sua aceitação.

fonte
foto

domingo, 26 de outubro de 2008

Os primeiros dias de vida - Dicas Básicas


Tudo muda quando chegamos em casa com o nosso bebê, por isso é bom se informar bem para que esses momentos sejam tranqüilos e prazerosos para todos.

Observando, cuidando e conhecendo.

1. O bebê deve ser bem acolhido para se sentir protegido.
2. Não tenha medo de pegá-lo no colo, aproxime-o do seu corpo, apoiando seu pescoço e sua cabeça. Converse, cante, acaricie, embale, abrace, brinque com sua criança.
3. No início da vida, o bebê dorme bastante. Para garantir um sono tranqüilo e sem risco de sufocação, ele não deve dormir com outra pessoa na cama. É bom que o berço fiquem em lugar tranqüilo e arejado.
4. O bebê nunca deve dormir de barriga para baixo (de bruços). Recomenda-se que ele durma de lado. Cuide para que a boca e o nariz não fiquem cobertos. Para aquecê-lo, é preferível agasalhá-lo com mais roupas do que cobri-lo com muitas cobertas.
5. Nos primeiros dias, o bebê pode perder um pouco de peso, mas, por volta do décimo dia, já recupera seu peso de nascimento.
6. O banho deve ser dado desde os primeiros dias numa banheira ou numa bacia com água morna e sabonete neutro. Para evitar queimaduras no bebê, sempre verifique a temperatura da água antes de colocá-lo no banho.
7. Enxugue-o rápido para que ele não sinta frio, não esquecendo de secar bem as dobrinhas e o umbigo.
8. A presença de pus ou de vermelhidão ao redor do umbigo sugere infecção e deve ser avaliada pelo profissional de saúde.
9. O coto do umbigo costuma cari até o fim da segunda semana de vida.
10. Para limpar a região do umbigo, só use álcool a 70.
11. Não se deve usar faixas, moedas ou qualquer outra coisa sobre o umbigo.
12. No momento das trocas, observe a pele de seu bebê. A presença da cor amarelada na pele significa icterícia. Quando ela aparece nas primeiras 24 horas de vida, quando o tom amarelado se torna muito intenso, ou, ainda, quando ele se espalha por todo o corpo atingindo as pernas e braços, há necessidade de o bebê ser avaliado pelo médico.
13. As fezes dos primeiros dias costumas ser escuras, depois podem ser amarelas, líquidas e, às vezes, esverdeadas. Se a criança estiver bem, isso não é diarréia.
14. Para evitar assaduras, troque as fraldas sempre que estiverem molhadas ou sujas e limpe o bebê com água, pano ou algodão úmido. Sempre que usar sabonete, enxágüe bem. Não use talco, pois pode levar à sufocação do bebê.
15. É importante que as roupas, os objetos e os brinquedos sejam lavados e bem enxaguados, evitando-se produtos perfumados.

Nunca deixe sua criança sozinha: Sobre o trocador (mesa, cômoda);
Na sua cama; No banho; Em casa ou sob os cuidados de outras crianças.

Fonte: www.saude.gov.br
Foto: Ana Paula Pontes e arquivo Crescer

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Vacinação


Todos nós sabemos da importância da vacinação para os nosso bebês. Oferece imunização, protegendo contra diversas doenças causadas por vírus e bactérias.
Mas por que a vacina é tão eficaz e imprescindível para uma vida saudável de um bebê? Muito simples. A vacina é feita com os próprios microrganismos que causam as doenças, porém sem poderes de ataque. Com isso, a pessoa passa a ter anticorpos já conhecidos das doenças, facilitando na queda-de-braço com a enfermidade.
A rede pública de saúde brasileira oferece uma carteira de vacinação com o calendário das vacinas disponibilizadas pelo governo. Existem laboratórios que oferecem outras vacinas como a da Meningite C, por exemplo, mas com custos que muitas vezes não estão acessíveis.
Clique aqui e conheça uma carteira e calendário de vacinação on-line.

Crédito: Site Guia do Bebê

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

O leite materno


Você sabia?

Que seu leite nas 72 horas é amarelado, grosso e se chama colostro e que todos os nutrientes são importantes para o bebê não pegar infecção. Seu leite é uma vacina para seu filho.
Em uma ou duas semanas, o leite muda de quantidade, aparência e composição, torna-se então leite maduro, ideal para o crescimento de seu bebê, embora seja mais ralo que o leite de vaca, ele não é fraco, sua aparência acinzentada e aguada é normal e, é rico em proteínas. No fim da mamada, parece mais branco e forte, contém gordura, que vai fornecer energia. Seu bebê necessita tanto do primeiro leite, quando do segundo, para crescer e se desenvolver bem.
É suficiente para o seu filho, o mais perfeito alimento, não necessitando ofertar nada além dele, nem suco, nem água, nem chá, somente após seis meses.

Créditos: Hospital e Maternidade Neomater, Biblioteca Virtual em Saúde

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Temas

Você está pensando em engravidar? Ou quem sabe está aproveitando a sua gravidez, curtindo os paparicos de toda a família, sentindo-se mal algumas vezes, pesada... mas o que mais lhe importa agora é saber como vai fazer para cuidar do seu bebê? Vamos deixar aqui um espaço para falar sobre o Desenvolvimento mês a mês do seu bebê, Primeiros Cuidados, Dicas de outras mamães, Recomendações do Pediatra, Calendário de Vacinação, Alimentação e muitas outras coisas, sem esquecer é claro de toda a Gravidez.

Aleitamento Materno

Existem várias campanhas sobre o aleitamento materno no Brasil e no exterior que falam sobre a importância desse ato de amor e carinho. É certo que algumas mães não o podem fazer por variados motivos e isso não diminui em nada a dedicação dada a seus bebês. Mas já para quem pode é dever aproveitar essa oportunidade inesquecível e indescritível.
Teremos aqui um marcador só sobre esse assunto e eu espero realmente que renda muitas postagens.

Um novo blog!

Sejam todos muito bem vindos a esse novo blog! Para quem já me conhece do Doce como Mel, informo que continuarei por lá, contando as novas do meu filho querido, minhas investidas pelo mundo do artesanato e tudo o que por lá couber.
Aqui pretendo colaborar, ensinar, aprender e trocar idéias sobre esse maravilhoso mundo da maternidade (e por que não paternidade). Espero fazer novas amizades e ver tornar-se realidade muitos sonhos com a chegada de novos bebês.

Vamos nessa!